O aparelho ortodôntico causa gengivite?

Crescimento Gengival x Aparelho Ortodôntico
Estou há um tempo com aparelho e minha gengiva está inchada e com sangramento. Devo me preocupar? Existe alguma correlação?
  Listamos as dúvidas mais comuns a seguir para você entender melhor sobre o assunto:

Podemos ter alteração, crescimento gengival quando estamos usando aparelho ortodôntico?

Sim, podemos. São lesões na gengiva que se desenvolvem devido estímulo crônico: como uma trauma, ou a presença de placa bacteriana, devido falha na escovação. São inchaços benignos, localizados ou generalizados, apresentando sangramentos durante a escovação. Aparecem em qualquer faixa etária sob tratamento ortodôntico. Devendo ser tratadas para não se agravar, podendo até persistir após a remoção do aparelho ortodôntico.

Por que ocorrem os crescimentos?

Ocorrem por falha na escovação e higienização, que já é dificultada pelo uso do aparelho. A placa bacteriana acumulada na gengiva pode provocar inflamação, causando a gengivite. Por períodos prolongados, a gengiva produz um componente fibroso, aumentando de volume e tamanho, causando assim, crescimento gengival.

Como podemos tratar ?

• Cirurgião Dentista deve identificar a causa do crescimento gengival.
  • Orientar uma boa higienização bucal para diminuição da placa bacteriana.
  • Procedimentos de raspagens, alisamentos e polimentos nos dentes.
  • Remoção cirúrgica do aumento volumétrico, se necessário.

Caso haja necessário a remoção cirúrgica, há algum risco para o paciente?

Nenhum risco, o procedimento é simples e sob anestesia local.

Como devemos realizar a escovação para evitar acúmulo de placa?

• Escovas elétricas, manuais, tipo tufos e interdentais, além de agulhas passa fio , enxaguantes bucais, quando necessário; podem auxiliar na escovação.
  • Importância das consultas periódicas com Cirurgião dentista para avaliação, manutenções para limpezas.
A equipe LL Ondontologia Especializada está a disposição para atendê-lo.